Negativo - Positivo

Das civilizaçoes da Antigüidade que nos legaram técnicas de artesania, os povos que habitavam as Américas antes da chegada de Colombo ocupam lugar especial. Nessas civilizaçoes, denominadas pré-colombianas, a cerâmica assumiu uma importância tao grande que podemos redescobrir seu modo de vida tradicional, sua religiao, sua arte, enfim, sua visao de mundo, através da cerâmica que produziram. Na América do Sul, muito antes do conhecido Império Inca, outros povos desenvolveram técnicas de cerâmica que permaneceram como patrimônio das naçoes que ainda habitam os Andes, verdadeiros herdeiros de povos ancestrais que ergueram reinos e impérios nas cordilheiras e florestas da América Latina.

A técnica tradicional da queima negativo, presente na cultura Vicus (500aC até 500dC), é encontrada também nas antigas culturas do litoral norte/peruano. É uma técnica decorativa a partir da qual se obtém superfícies de um belo negro aveludado. Sua decoraçao é inspirada em animais, em desenhos dos povos indígenas de América, assim como em desenhos oriundos de culturas antigas.

A queima em negativo é um método de decoraçao de uma peça cerâmica que se realiza com queima de materiais orgânicos.

Workshop sobre a técnica do Negativo.


O workshop se realizará durante um dia, das 09:00 às 18:00h., Data a ser combinada.

Haverá uma introdução histórica da técnica, explicações sobre detalhes da mesma que serão seguidas durante o trabalho.

Cada participante deverá preparar uma lata de 20 litros (tipo, lata de óleo já usada). As instruções sobre como deixar a lata pronta para o trabalho serão fornecidas no momento em que o participante pedir informações sobre o workshop.

 

O evento será realizado num pesqueiro que fica no km. 47,5 da Raposo Tavares ou lugar a ser estabelecido . Endereço e mapa certo será informado no momento.


A refeição, cada participante pode levar o seu lanche sendo que podemos fazer um almoço compartido.

Os alunos interessados deverão entrar em contato solicitando informações sobre a inscrição.