Paleteado

Dentre as técnicas milenares da cerâmica pré-colombiana, as quais sustentam uma arte de riquíssima variedade e de primorosa qualidade estética, a técnica de Paleteado ocupa um lugar especial. Presente nas antigas culturas pré-incaicas das zonas costeiras norte-peruanas e, principalmente, na cultura VICUS - florescente entre 500aC e 500dC -, o Paleteado firmou-se como técnica tradicional, ainda sendo utilizada pela populaçao da província nortista de Piura, próxima da fronteira com o Equador.

Base do ofício "alfarero" dos povoados de Piura, o Paleteado nos anos 60 do século passado, era ainda praticado por muitas famílias que modelavam, dentre várias peças, os potes para a elaboraçao da "Chicha", típica bebida peruana.
A partir dos anos 80/90, a facilidade de comunicaçao, a renovaçao do interesse pelo resgate de técnicas tradicionais por artistas plásticos, aliados a formaçao de novas geraçoes de artesaos ceramistas, permitiu que o Paleteado fosse transmitido para os grandes centros peruanos e, em um segundo momento, cruzasse as fronteiras andinas. Hoje, centenas de pessoas espalhadas pelos povoados da costa norte peruana dedicam-se a produçao da cerâmica artesanal - desde utensílios domésticos até a produçao em escala para provisao do mercado turístico. Os artistas plásticos e ceramistas que se dedicaram ao Paleteado, encontraram nele possibilidades de matiz contemporâneo, pois a força expressiva inerente a essa técnica, acaba por torná-la uma constante fonte de desafios e descobertas.

O Paleteado é um método de modelagem manual de uma peça cerâmica que utiliza como ferramenta uma paleta e uma pedra. A peça é modelada golpeando-se ritmicamente a parede de argila com uma paleta de madeira (espécie de raquete pequena e sólida) e uma pedra redonda e lisa (seixo rolado de rio).


O Paleteado é uma técnica complexa, exigindo uma dedicaçao disciplinada para se superar as dificuldades de cada etapa. Isso se dá através da observaçao de cada resultado obtido, dos erros e acertos conseguidos a cada momento da açao da paleta e da pedra.

Aulas :

Atelie : Horários de manha, tarde e noite.

Workshops, showroom : Horários a serem estabelecidos.